O novo Cria Jogo: TODAS as linguagens e plataformas!?

gamedevelopment

O Cria Jogo foi criado em Outubro de 2013 pois eu sempre quis muito falar sobre esse assunto para o público brasileiro, que ainda carece de conteúdo na área, em português. Além disso, como sou um micro empreendedor e já trabalhei com diversas áreas, já tive e ainda tenho blogs de diversos assuntos e segmentos, dependendo com o que eu estiver envolvido no momento.

Eu comecei o Cria Jogo de uma forma descontraída e sem muita estruturação. Os 2 primeiros vídeos tutoriais foram um sucesso! Graças a repercussão deles, eu havia decidido criar um site profissional de cursos, baseado em séries. Com isso, lancei e terminei a primeira série, de lógica de programação, que também foi um sucesso no YouTube.

Em 2015 voltei com o canal por alguns dias, onde fiz uma enquete em que você poderia votar nos próximos tutoriais, linguagens, etc. Após anunciar os resultados da enquete, e declarar o provável futuro do canal e do projeto, eu nunca mais publiquei nada. De um lado foi devido ao grande volume de trabalho (2015 foi o ano mais produtivo da minha vida como programador freelancer), de outro lado, eu não estava satisfeito com o rumo que eu mesmo havia declarado após a enquete.

A qual rumo eu me refiro? A decisão de ter um caminho fixo a seguir e que eu teria que criar conteúdos apenas dos assuntos votados.

no-poll

Para mim, desenvolvimento e engenharia de software são sinônimos de multidisciplinaridade. Com mais de 20 anos de experiência na área, já trabalhei com dezenas de linguagens, plataformas, frameworks, etc, tendo trabalhado em mais de 300 projetos de todos os tipos ao longo desses anos. E a decisão que havia tomado para o Cria Jogo foi um tiro no pé, indo justamente na contramão da minha filosofia profissional, e até mesmo pessoal.

Até mesmo, como gerente de projetos eu desencorajo programadores a se rotularem programadores de linguagens específicas, por exemplo “programador C#” ou “programador Unity”. Não! Você é um PROGRAMADOR, isso quer dizer que você tem habilidades para solucionar problemas e criar soluções, com as ferramentas que estiverem a sua disposição. E se o que estiver a sua disposição não for suficiente, você vai atrás de novas soluções e novas ferramentas, e vai aprender a utilizá-las. Isso é um programador de verdade.

GOSTOU DO CONTEÚDO?
Faça parte da nossa newsletter e junte-se a mais de 3.000 pessoas que recebem nossos artigos, tutoriais e novidades por email e continue aprendendo a criar jogos e arte para jogos!
Odiamos SPAM! Seu email nunca será compartilhado.

TODAS as linguagens e plataformas!

Por essa razão, a partir de hoje, o Cria Jogo não vai ser definido com apenas uma série fixa de assunto X ou Y, mas sim, abordarei todo tipo de linguagem, engine, plataforma, ferramenta, metodologia, e outros assuntos relacionados quando der e vier.

Por exemplo, a enquete havia definido que o foco seria apenas na Unity. Com esse renascimento não haverá foco na Unity, mas sim, ela será abordada junto de toda e qualquer outra engine que eu e você decidirmos e desejarmos abordar.

Além disso, não serão postados e criados apenas tutoriais, mas também artigos de assuntos da área.

4560435

Direto ao Ponto: mão na massa sempre!

O que manterei do Cria Jogo original? O pragmatismo que trouxe logo no primeiro vídeo será mantido: direto ao ponto, sem enrolação. Como tudo da vida só é possível aprender e se aprimorar colocando a mão na massa.

Resumo do Novo Cria Jogo

  • Mão na massa, sem muito blá blá teórico (apenas quando necessário)
  • Foco em vídeos curtos
  • Tutoriais e artigos também em texto aqui no blog, não apenas vídeos
  • Sem focar em uma linguagem ou ferramenta, mas abordar o que for relacionado ao desenvolvimento de games em geral, incluindo programação, arte, música, roteiro, etc.
  • Conteúdo básico ao avançado
  • Artigos e novidades
  • Mas, principalmente, acessível a todas as idades, seja na forma de abordagem, seja na classificação do conteúdo.
GOSTOU DO CONTEÚDO?
Faça parte da nossa newsletter e junte-se a mais de 3.000 pessoas que recebem nossos artigos, tutoriais e novidades por email e continue aprendendo a criar jogos e arte para jogos!
Odiamos SPAM! Seu email nunca será compartilhado.
FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
  • Rubens Junior

    Muito show aguardo muito tempo por seus videos e tutoriais meu amigo, é um prazer quando digo que serei um aluno seu e acompanharei seus projetos. Boa sorte e vamos que vamos.

    • http://aprenderchines.com.br Alfred Reinold Baudisch

      Obrigado!

  • Thiago Melo

    Excelente!! Você pretende lançar videos sobre Corona SDK ?

    • http://aprenderchines.com.br Alfred Reinold Baudisch

      Olha, eu tenho um carinho especial por Corona, então pretendo abordar sim, ainda mais por ser na amável Lua :)

    • http://aprenderchines.com.br Alfred Reinold Baudisch

      Thiago, fazem 2 anos que você comentou, mas saiba que a série de Corona tá no ar.